sábado, 19 de abril de 2008

Havia um beco no meio do caminho...

Quem já não foi ao bairro da Liberdade visitar a famosa feira da Praça? É tanta gente passeando de um lado e de outro, entrando e saindo das lojas, comendo um sushi, yakissoba... descendo e subindo ruas e nem notam uma pequena Igrejinha situada em um beco. É chamado de o Beco dos Aflitos situado na Rua dos Estudantes.
Mas antes que eu fale dessa simpática Igreja, preciso relatar o que existia ali antes....
Todo aquele quarteirão que conhecemos nada mais era que um cemitério ou melhor dizendo, a primeira concepção de sepultamento fora da Igreja. Lembrando que as pessoas eram sepultadas em solo sagrado e quanto maior a doação à Curia mais próximo dos santos a pessoa era sepultada. Só que na época nem todos tinham dinheiro para isso, alguns eram acatólicos, outros considerados indigentes e tantos outros morriam decorrente de alguma doença contagiosa ou através de execuções que eram realizadas na Praça da Liberdade. E assim começaram os sepultamentos neste local no século 18. Quando o terreno passou ao poder da Curia, construiu-se a Igreja em 1779 e permanece naquele cantinho até hoje. Quanto ao terreno.....
Bom, várias casas foram construídas sobre ele e vários moradores já viram e sentiram coisas estranhas. Mas se você não acredita em forças sobrenaturais, quando for comer seu sushi, comprar um kimono ou simplesmente passear na Praça, não se esqueça de visitar essa Igrejinha!!!!