quarta-feira, 27 de maio de 2009

O pincel amanheceu triste


Essa é uma homenagem ao grande pintor Arcângelo Ianelli. O pintor paulistano, filho de imigrantes italianos, nasceu em 1922, mesmo ano em que, no Teatro Municipal de São Paulo, artistas e intelectuais organizam a Semana de Arte Moderna com a proposta de uma arte mais verdadeira, uma quebra ao academicismo de então. Arcângelo fez parte da geração de pintores autoditadas, de orgem proletária que praticavam suas pinturas ao ar livre e que se diferenciavam dos outros através das técnicas e temas dentro de uma proposta regional não acadêmica.
Até 1960, sua pintura era figurativa, a partir de então, vagarosamente, as figuras começam a perder sua forma. As linhas e as formas geométricas dominam por completo seus quadros.
Muitos de seus quadros percorreram o mundo, participando dos principais centros culturais, como França,Alemanha, Itália e Inglaterra.
Para Ianelli existiam dois tipos de obra: a boa e a ruim, e como um artista inquietante que foi assim definia sua trajetória:"Eu não busco o novo, eu busco o simples".