domingo, 4 de maio de 2008

É uma partida de futebol


Que o Brasil é a terra do futebol, não há dúvidas. Aos mais fanáticos essa prática esportiva é levada tão a sério que foi adotada como a segunda religião.
Mas como surgiu esse esporte no Brasil?
Charles Miller, um garoto de 09 anos, foi à Inglaterra para estudar e lá teve contato com esse esporte que todos chamavam de "footbal". Ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras e assim começou a ensinar aos seus colegas esse novo esporte.
A primeira partida de futebol foi realizada em 15 de abril de 1895,em São Paulo, na antiga várzea do Carmo, onde hoje conhecemos como Pq. Dom Pedro. Foi uma partida disputada entre os funcionários de empresas inglesas, a Companhia de Gás X Cia. Ferroviária de São Paulo Railway.
O primeiro time a ser formado foi o São Paulo Athletic, em 1888 onde Charles Miller fazia parte.
As disputas de futebol era feitas num campo de lazer chamado "Campo da Antarctica Paulista", local onde tinha a Cia.Antartica de Cerveja que se mudara para a Mooca e foi o local escolhido para a primeira partida da história do Campeonato Paulista, disputada em 3 de maio de 1902, entre Mackenzie 2 x 1 Germânia.
Então por que não transformá-lo em um campo de futebol? e assim foi feito. Em 1933, estava pronto o estádio mais moderno do País, com ampla arquibancada de cimento armado, tribuna social e alambrado e a partir de então passou a ser chamado Parque Antártica.
Em uma visita do Presidente da Itália, Giovanni Gronchi,em 1958 no estádio mais famoso, a diretoria resolveu, em homengaem a essa ilustre visita, mudar o nome do estádio para "Estádio Palestra Itália" que é seu nome oficial até os dias atuais, mas carinhosamente conhecido como Parque Antártica.
E essa foi a minha homenagem aos Palmeirenses que ganharam o título do Campeonato Paulista e também ao meu Pai que, como um bom italiano, festejou com uma bela taça de vinho, rezou em agradecimento e dançou a tarantella.