quinta-feira, 1 de maio de 2008

Trabalhador

">
Hoje dia 1º de Maio, dia do trabalhador, um feriado que surgiu em homenagem àqueles que só queriam uma condição melhor de trabalho.
A palavra "trabalho" tem origem do vocábulo latino "Tripalium", denominação de um instrumento de tortura formado por tres paus, utilizado em animais ou até mesmo em escravos fugitivos. Hoje usamos essa palavra para denotar "forças, habilidades humanas para alcançar um determinado fim."
No século XVIII o "trabalho" ou talvez "tripalium", tinha uma jornada comum de mais de 17 horas diárias, baixos salários. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Em 1886, no dia 1º de maio, trabalhadores, em Chicago, realizaram uma grande manifestação, uma intensa greve operária. Todos que participaram foram duramente reprimidos, alguns foram condenados a prisão perpétua e oito deles à morte na forca.
A data passou a ser comemorada, no mundo, desde o final do século XIX em homenagem a todos os trabalhadores e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.