sexta-feira, 19 de junho de 2009

Amanhã não tem feira...


Ê,José!... Porque tem a peça " A Bela e a Fera" no Teatro Abril, que aliás foi cenário de tantas outras histórias da cidade. Em 1929, foi inaugurada como cine/teatro Paramount, primeiro local a exibir filme sonoro da América Latina, era local de glamour cuja arquitetura o fez ser conhecido como "palácio encantado".
Nos anos 60, o teatro foi palco de vários encontros musicais, como o da cantora Elis Regina e Jair Rodrigues que resultou em um disco de maior sucesso "Dois na Bossa". Do mesmo teatro, a TV Record apresentou o programa "Jovem Guarda", que reunia sempre aos domingos cantores como Wanderléia, Roberto Carlos e o "seu amigo" Erasmo Carlos. O Segundo Festival de Música popular Brasileira também ocorreu lá, e quem esteve nunca mais esqueceu, pois foi neste festival que a história da nossa música mudou pra sempre com a entrada das guitarras elétricas nas apresentações do Caetano Veloso cantando "Alegria, Alegria" com o conjunto Argentino "The Beat Boys" que ganhou o quarto lugar e Gilberto Gil cantando "Domingo no Parque" com o então desconhecido conjunto "Os Mutantes" e ainda acompanhado com a Orquestra de Rogério Duprat, essa mistura musical inédita lhe rendeu o segundo lugar. Essas duas apresentações deram origem ao Tropicalismo.
Em 1969, um incêndio destruiu parcialmente o local e algumas mudanças foram feitas no seu interior, restando do original o hall e a fachada. Em 1980 foi tombado e devido à decadência do local fechou em 1996. Em 2000 foi feito uma grande reforma e suas cortinas passaram a abrir para grandes peças como "Os Miseráveis", "O Fantasma da Ópera entre outras.
Então, além de um domingo no parque com muita alegria você pode ir até o Teatro Abril, por que não...., por que não...