domingo, 29 de junho de 2008

DESCULPE SEU GUARDA, EU NÃO VI......


Um Elefante?!!!!!!
Em 4 de novembro de 1929, o bonde da Vila Maria segue em direção ao seu destino. Ao completar uma curva, o motorneiro quase não acredita no que vê: um elefante que havia escapado de um circo caminhava no meio dos trilhos em direção ao bonde. O motorneiro, desesperado, começa a tocar a campainha do bonde e acelera o veículo para assustar o "pequeno" animal. O elefante se irritou com o barulho e correu para cima do bonde, dando-lhe uma temenda de uma cabeçada. O bonde capotou e empenou totalmente a plataforma.
E deste dia em diante, uma colisão entre veículos passou a ser conhecida como "Trombada".
Agora, imagino como tenha ficado a tromba do elefante!!!!

VOU DE BONDE....


Você sabe... agora,só se for para um passeio turístico. Mas ele já foi a principal estrela da cidade. O Brasil, durante o segundo império, foi o segundo país do mundo a adotar bondes no transporte público. São Paulo, em 1865, possuía 20.000 habitantes,um comércio pequeno, sem indústrias e uma produção artesanal. A locomoção era efetuada em longas caminhadas e para alcançar o surbúbio ou pontos distantes alugava-se tilburis ou carros de boi. Em 1900, através da São Paulo Tramway Light and Power Company, cujo escritório era no prédio que, em 2000 se tornou "Shopping Center Light, no viaduto do Chá, inaugurou a primiera linha para bondes elétricos. Os Bondes tomavam conta na cidade, unindo bairros de difícil acesso. Em 1947, a cidade tem em operação 689 bondes, agora sob a administração da CMTC. Com o passar dos anos, os Bondes começam a ser substituídos por ônibus. Em 1967, o Bonde realizou sua última linha, com saída na Vila Mariana até a sua chegada no Lago 13 de Maio, em Santo Amaro. E assim, com lencinho na mão, as pessoas se despediam desse meio de transporte que foi um dos símbolos de progresso da cidade.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

ELA SÓ QUER..SÓ PENSA EM NAMORAR...


No próximo dia 13, é dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Antigamente era normal a fila de donzelas que pediam um marido a esse santo, hoje, as coisas mudaram, a fila é para pedir um namorado!
Mas pedindo um marido ou namorado, vale a pena aproveitar essa data e visitar uma das mais antigas igrejas do centro da cidade, a singela Igreja de Santo Antonio, situada no Lago do Patriarca. A Igreja foi construída em 1592 e reedificada por devotos em 1717. A atual fachada foi construída em 1899 com ajuda financeira da Baronesa de Tatuí e da Condessa Prates. De valor arquitetônico modesto, em seu interior podemos observar paredes em taipa de pilão, nos seus valiosíssimos altares laterais encontram-se as antigas imagens de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Piedade e no teto, um belíssimo afresco em estilo barroco jesuítico, restaurado recentemente.
A dica foi dada, não custa nada tentar, mas um conselho,neste dia evite passar por debaixo de escada, se aparecer algum gato preto faça o sinal da cruz três vezes, afinal esse dia 13 será na sexta-feira!!!